quinta-feira, 11 de setembro de 2008

...robotarium e outras ideias originais...

+ INFO » sítio de Leonel Moura (o autor)

Existe um estranho encantamento generalizado quando se fala em "único no mundo"... Como se o facto de um fenómeno ser único no mundo fosse suficiente para se lhe atribuir valor!

Na minha opinião, importa fazer uma reflexão simples baseada na pergunta "Porque será que isto ou aquilo é único no mundo!?". Será na resposta que se encontra o valor, a pertinência ou a patetice da questão. Veja-se por exemplo, o homem com as unhas mais compridas do mundo! Facilmente e felizmente será raro... porque é simplesmente pateta!

Para mim (independentemente da minha opinião pessoal sobre o objecto), o Robotarium em Alverca e as suas desventuras, resultam da falta desta reflexão prévia! Os equipamentos e as boas ideias para a comunidade de um lugar, devem ser encontradas em conjunto com essa comunidade! Creio mesmo que este é o segredo do sucesso... A par da oportunidade desta ampla conversa, poderão seguir-se bons exemplos testados e acarinhados, evitar e perceber os menos bons... Só isso já será um mundo de ideias por explorar!

... comentário publicado no Fórum Vilafranquense ... MDC
Entretanto encontrei outro artigo sobre o mesmo assunto, onde se lê:

"Num dos últimos ataques o inovador projecto do artista Leonel Moura perdeu um dos vidros, facto que, segundo a autarquia vila-franquense, já acontece pela quinta vez. Um dos vidros continua partido. Ao contrário do que inicialmente se pensava, nenhum robot foi roubado da infra-estrutura." (artigo completo no Fórum Vilafranquense)

Que maus... Não vos parece o auge do desprezo!?... Mas vendo bem as coisas, quem é que precisa de um robot em casa que não faça coisas como: pão de ló de Alfeizerão, dobrar as cuecas, aspirar ou retirar os borbotos às malhas!?

Ah, só mais uma coisa... E o nome que escolheram!? Por quê a terminação em "...ium"!? Robotarium... Vem do latim!? Do patrocínio do BCP!? Sem resposta aparente para a formação da palavra (que provavelmente reside apenas na vontade de inovar do autor), rapidamente surgiu a tradução para o primeiro (e talvez o último, depende do real valor!), robotário do mundo... Robotário!!? Ok, fiquemos por aqui...
MDC

0 comentários: