quinta-feira, 25 de setembro de 2008

...presos, visitantes e agora hóspedes (não os anteriores, óbvio!!)

Este ano em Junho, depois de casada de fresco e como não tinha condições em € para ir para fora visto sermos 3 pessoas, resolvi ir dar "uma volta" pelo nosso país e escolhi começar pelo Alentejo.
Chegados a Beja estacionamos no centro histórico onde vimos logo um edíficio secular com um aspecto fantástico onde entravam e saíam inúmeras pessoas, que depois de um olhar atento percebíamos que se tratavam dos chamados "camones".
Contudo ignorei esse facto e fui ver o que se tratava, então tinha uma placa toda bonita que dizia "POUSADAS DE PORTUGAL".O Rodolfo como qualquer homem que se preze disse-me logo: "Vai lá tu ver quanto custa e as condições e tal...", e eu lá fui com o meu ar turístico.
Abri a enorme porta de vidro e levei com o fresquinho do ar condicionado que em Beja soube mesmo bem, atrás do balcão estavam umas senhoras de farda a condizer com todo o arranjinho envolvente e o aspecto do hall era fantástico.
Então lá me aproximei e perguntei: "Quanto custa uma noite em duplo e uma criança de 2 anos?"Ao que me respondem, com o ar mais natural deste mundo: "200,00 € preço de balcão".
Confesso que pensei que tinha ouvido mal, dei meia volta ainda pálida de espanto e quando cheguei cá fora senti-me muito desiludida por ter de pagar 200,00 € para dormir ou sequer entrar num sitio em que todos deveríamos de ter acesso. Assim sendo voltámos para o carro e fomos dormir à Pousada da Juventude de Beja, que não tendo o luxo e a ostentação que emanam da Pousada de Portugal, nem tão pouco a história, tinha um preço aceitável 29,00€ em duplo com W.C.
Por outro lado, passo férias no Baleal, a 3Km de Peniche, desde sempre. Desde sempre também que todos os anos faço um passeio ao Forte de Peniche, para ver as diferentes exposições, para passear e disfrutar da vista e para relembrar tudo o que ali se passou enquanto prisão no tempo da ditadura salazarista em Portugal.
Esta notícia não pode deixar-me mais triste e desapontada, porque primeiro vão privar os comuns mortais que sobrevivem com uns miseros 600,00€ por mês de poderem entrar num património que é de todos e depois porque mais uma vez se vai apagar a história, e principalmente uma história que todos deveriam saber e lembrar para que não se repita.
Vai ser no mínimo estranho passar pela grandiosa porta do Forte e não poder entrar... e não poder mostrar à Alice as ondas que rebentam fortemente contra as muralhas e os barcos dos pescadores que vão para a faina, porque a isso só terá acesso que tiver conta bancária que o permita.
É o país que temos!!!
OSC

0 comentários: