sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dia do Xadrez

19 de Setembro
Muito embora sempre me tivesse fascinado, já era bem crescida quando finalmente aprendi as regras do xadrez! Não digo que tenha aprendido a jogar, pois creio que, só com muita experiência depois das regras dominadas se poderá afirmar essa aprendizagem...
Parece-me que muitas coisas perdem o encanto quando as conhecemos mais de perto, mas isso não se passa com o xadrez... É um jogo grande, antigo, de difusão mundial e complexo ao ponto de, tal como na gastronomia, ter cambiantes regionais...

Assente essencialmente na estratégia e táctica, implica dois jogadores que, para cada jogada têm que prever o máximo de implicações nas sequências seguintes... No fundo, cada jogada será como uma árvore, cujos ramos são as diversas implicações do movimento da pedra que escolhemos! Implica tempo, paciência, persistência e neurónios concentrados, valores caros hoje em dia (ou seja, que vezes demais custam a ter), mas acho mesmo que vale a pena!
Não encontrei mais fontes que comprovem que será hoje o Dia Mundial do Xadrez (apareceu-me num calendário sincronizado), aliás no wikipedia diz que a celebração é no dia 19 de Novembro!!! No entanto, estou a pensar usar o pretexto para jogar este fim-de-semana! Vai uma partidinha!?
MDC

0 comentários: