terça-feira, 30 de setembro de 2008

...expressão boca a boca...

Adoro provérbios e expressões populares... Mas a verdade é que, com o tempo, estas vão perdendo a sua ligação com a realidade dos costumes... Por exemplo, continuamos a dizer para agraciar alguém "tiro-te o chapéu...", mas onde está o chapéu!?
*
Enquanto os interlocutores estiverem de acordo quanto à ausência do chapéu, tudo bem... Agora, já há quem comece a actualizar-se... Apresento-vos dois casos de estudo:
*
Diálogo #1
Um diz:
"Então, queres que faça isso assim... Está bem, albardam-se os burros à vontade dos donos!"
O outro responde:
"Ouve lá, estás-me a chamar burro!!?"
Diálogo #2
Uma diz:
"Ai, como é que chego lá!?"
A outra responde:
"Oh filha, quem tem boca vai a Roma..."
A primeira exclama ofendida:
"Mas quem é que você pensa que eu sou!?"
Pois, eu demorei um tempão até perceber o que significava "é pior a emenda que o soneto!" É que a expressão, ouvi-a desde sempre da boca da minha avó... Mas só aprendi o que era um soneto para aí no 7º ou 8º ano... E daí até relacionar as duas coisas ainda demorei!
*
Uma coisa é certa, eu que até passo cavaco a estas coisas, ainda não sei o que é "passar cavaco", no real sentido da palavra!
MDC

0 comentários: