sexta-feira, 5 de setembro de 2008

...acho que sou viciada em separação de lixo...

A sério... Eu não devo ser normal! Se vocês soubessem as caras indignadas e os risos contidos que já tenho enfrentado por causa disto!
*
Eu confesso... Confesso que, como não há nenhum ecoponto nas redondezas do sítio onde trabalho, junto pilhas de embalagens e todo o papel que consigo atrás do meu lugar por baixo de uma bancada! Ao almoço chego ao ponto de pedir aos meus colegas, os pacotes de sumo, de batatas fritas e afins que às vezes já misturaram com os restos de comida... (um bocadinho humilhante, mas é mais forte do que eu!) Das poucas vezes que tenho boleia saio do atelier tipo "ladra", transportando grandes sacões e colocando-os na mala do carro do meu namorado! Suspeito, não!?

*

Até a acampar me deu para separar o lixo... Fui descobrindo sempre um ecoponto perto dos quatro parques de campismo onde fiquei e não resisti! Coitados dos meus convivas, sentirem o seu lixo vigiado e arrebanhado por mim... Isto vem mesmo cá de dentro pá!!!~
*
A única explicação possível que encontro nos recônditos da minha memória, será o pivete do aterro sanitário de Mato da Cruz, que visitei pela escola primária! Talvez queira fazer o que posso para diminuir aquele tipo de lugares ao cimo da Terra... Claro que também me comove o consumo desenfreado dos nossos recursos naturais, cada vez que é necessário produzir uma embalagem, e tenho esperança de assim reduzir a destruição do nosso frágil planeta!
*
E sim... Confesso, sinto prazer separando o lixo... Não será um prazer físico, nem pessoal, acho que é mesmo um prazer social, porque não!? Sinto-me mesmo bem quando verifico que a quantidade de lixo orgânico/indiferenciado é mínima face ao volume das embalagens de plástico, metal, vidro e papel que separo para a reciclagem...
*
O pior desta "mania" é o que sinto quando me deparo com situações gritantes de não separação dos resíduos... Aqui há tempos verifiquei que um funcionário de um bar de Alverca, depositava as dezenas de garrafas vazias num contentor normal, e o "vidrão" estava apenas aí uns 5 metros mais longe (com franqueza que estava!)... Ai como me doeu...
*
Na verdade fico tão ou mais indignada do que ficam comigo, com atitudes de indiferença perante esta questão dos resíduos! Se há pessoas que não entendem a minha suposta "paranóia", digo-vos já que eu, por mais que tente, também não consigo compreender como é possível continuar a misturar tudo no mesmo saco!
MDC

1 comentários:

AM disse...

e as luzes ligadas all day long?? e as torneiras que custam a fechar e ficam a pingar o dia todo... o ppl acende, a marta apaga! é o dia todo nisto...eheheh