segunda-feira, 8 de setembro de 2008

...quem nunca fotocopiou...

... não atire o primeiro livro... à cabeça destes senhores!!! Todos os outros... Ataquem!

É que a "Inspecção-Geral das Actividades Culturais apreendeu ... 18.555 livros" (FONTE: IOL diário)...

Fico indignada! Compreendo que é o que está na lei, mas fico indignada! Eu não conseguiria terminar a licenciatura sem as resmas de fotocópias que adquiri... Em geral até prefiro fotocópias, para poder ler no comboio capítulos isolados (que sempre pesam menos na mochila e custam menos a sublinhar)... Mais de metade dessas centenas de fotocópias jazem agora ao lado da minha impressora... Irão servir para impressões de rascunho (eventualmente de livros em pdf) e depois serão para reciclar! (ou seja, acaba por ser uma solução aparentemente mais ecológica)

Como se não bastasse, hoje soubemos também que os "manuais escolares aumentam 5,5% este ano" (FONTE: TVI)...

O que se verifica actualmente é o aproveitamento por parte das editoras, da obrigatoriedade da aquisição dos manuais, para lucrarem boas maquias! Até aposto que já têm "delegados de propaganda escolar" atrás dos professores com brindes fantásticos para escolherem os seus produtos!

Alega-se o direito à propriedade intelectual! E eu alego o direito à liberdade intelectual, o direito ao conhecimento! Valham-nos arquivos virtuais como o Domínio Público, o Projecto Gutenberg, o futuro Europeana (supostamente disponível em Nov.08), ou até mesmo a Wikipedia (com as devidas reservas, claro) .. Mas quem é que aguenta ler no computador!? E quem é que aguenta os preços dos tinteiros!?

Não está fácil esta coisa de querer saber mais, chiça!!!

MDC

0 comentários: