segunda-feira, 6 de outubro de 2008

...ovelhas a preto e branco...

Aqui há uns anos havia a ovelha do PSR (Partido Socialista Revolucionário)... Era negra! Lembram-se!?
*
Agora, de inspiração suiça, temos a ovelha do PNR (Partido Nacional Renovador)... É branca e dá pontapés às negras! (ver outdoor em Entrecampos, Lisboa ou fonte: SOL; blog Notas ao Café...)
*
O que justificará estas analogias!? Temos a tradicional expressão, "a ovelha negra da família"! Mas ainda antes disso, tínhamos a analogia bíblica em que nós somos as ovelhas e Deus o pastor máximo!
*
Mais recentemente tivemos a Dolly, o primeiro mamífero clonado... Não deixa de ser curioso que, os cientistas, ao replicar a criação, trabalho atribuído por muitos a Deus, tenham optado por este animal! Afinal, armavam-se em pastores supremos...
*
A ovelha, física e simbolicamente, é tida como um frágil ser, desorientado e dependente do seu pastor para encontrar o seu caminho!
*
É clara a nossa identidade gregária enquanto espécie, realmente a nossa subsistência depende da organização em amplos grupos... No entanto, creio até que somos mais alcateia que rebanho (pelo menos actualmente)...
*
Ao longo da história já temos sido arrebanhados sim senhor... Mas parece-me que o Ser Humano e as Sociedades, serão tão mais desenvolvidos, quanto mais se afastarem da analogia da ovelha e dos rebanhos (qualquer uma delas)!
MDC

0 comentários: