terça-feira, 14 de outubro de 2008

...aquela janela virada para o ar...

Fica agora a saber-se que mais de metade das casas em Portugal (escolhidas aleatoriamente e submetidas a análise) têm uma qualidade do ar deficiente! (FONTE: Estudo da Sociedade Portuguesa de Alergologia, TSF, IOL)
*
Os problemas detectados vão desde níveis de poluentes demasiado elevados no ar (monóxido de carbono, gás...) até humidade excessiva. E claro, resulta em problemas do foro respiratório com fungadelas, espirros, tosses, falta de ar e outras chatices!!
*
Há uma medida muito simples para corrigir este problema que é simplesmente abrir as janelas! No entanto, de pouco adiantará se, quando escolhemos ou projectamos a nossa casa, não garantirmos uma característica fundamental que se chama ventilação trasnversal, vulgarmente chamada "corrente de ar" (que, com conta, peso e medida é vital para o nosso bem-estar caseiro)! Ou seja, é fundamental que, a nossa casa tenha janelas em fachadas opostas!
*
Infelizmente tenho verificado que muitas casas novas não garantem esta característica (normalmente, interesses imobiliários para garantir a maior densidade construtiva, colocam-se à frente do conforto "invisível")... E depois, temos casas novas muito bonitas, mas abafadas, húmidas e de ar pesado!
*
Já agora, que falamos da qualidade das casas! Esta coisa das duas frentes opostas de janelas, garante também, dois períodos de exposição solar! Que é outra forma muito importante de termos saúde e conforto na nossa casa!
*
Mais determinantes que a paisagem, o ar condicionado ou a garagem, são o Sol e o Ar natural!

MDC

0 comentários: