quinta-feira, 6 de novembro de 2008

...mais simbólico que concreto...

...mais adjectivo que substantivo...
...mais emocional que racional...
...mais optimismo que realismo...
...mais estilo que conteúdo...
...mais subjectivo que objectivo...
*
Já percebi, pelo menos uma das causas da obamania...
*
Ontem na televisão vi um homem queniano, no Quénia, pulando, feliz da vida com a vitória de Barack! A expressão máxima da sua alegria radicava no facto de esta vitória ser a de um negro sobre um branco! Fiquei a pensar nisto... A primeira leitura é atribuir a esta alegria, sentimentos racistas... A segunda, é lembrar que ainda há 150 anos havia escravatura nos Estados Unidos e que o caminho contra a descriminação pela cor da pele ainda não foi totalmente percorrido... No entanto, com esta eleição, deu-se um passo de gigante, ainda que simbólico, nesse caminho...
*
Apesar de considerar que, nos Estados Unidos, os presidentes são marionetas dos poderes instituídos, e por isso, não tenha grandes expectativas quanto à mudança, fico contente com esta eleição... Confesso até que me emociona!!! Acho mesmo que o mundo ficará melhor, pelo menos, simbolicamente!
MDC

1 comentários:

Devir disse...

Só mesmo simbolicamente!...
Pode uma circunferência ser quadrada?
Pode um candidato do sistema ser anti-sistema? Porque, não hajam dúvidas, para mudar o que está mal nos EUA e, por tabela, no resto do Mundo, só mesmo com atitudes que lesem o sistema ( ou se agrada a Wall Street ou a Main Street, como diz a esquerda americana).
Há pelo menos dois sinais de que manterá o sistema: 1)os nomes da sua equipa e 2) o discurso na Assoc. Judaica Americana ( não sei a sigla), ostensivamente pró-Israel. Diz o povo: "Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és".
Dito isto, alguma coisa terá que mudar ( nem que seja no estilo ).
Afinal o estilo Bush era objectivamente mais anti-sistema porque contribuia para massificar o ódio contra os EUA e, por tabela, contra o capitalismo...