segunda-feira, 27 de julho de 2009

Festival Músicas do Mundo '09

Às vezes, quando digo que vou ao Músicas do Mundo a alguém que ainda não conhece, perguntam-me "quem é que vai lá!?"... Eu nunca sei responder... Porque confio plenamente no trabalho de Carlos Seixas, enquanto programador deste festival... Além disso, para mim, o fmm funciona como uma sucessão de descobertas!
*
Este ano descobri que há duas sensações opostas que temperam os concertos com frequência... Na mesma medida que nos espantamos com sonoridades novas, instrumentos bizarros e expressões vocais estranhas, encontramos raízes comuns com as nossas tradições de expressão sonora... Nesses momentos, sinto a música como um abraço ancestral, que me une a mim com quem vejo no palco, vindo do outro lado de um qualquer oceano!
*
Por exemplo, a slide guitar de Debashish Bhattacharya (Índia) soava às vezes a guitarra portuguesa, ainda mais quando, o simpático intérprete nos contou que, uma das músicas tinha ele conhecido em Goa, transportada pelos portugueses há 500 anos. E assim, estica-se um braço para nascente de Portugal... Depois, Cyro Baptista lembra-nos a primeira quadra da Autopsicografia de Fernando Pessoa... E assim, estica-se um braço para poente de Portugal... E fica dado o abraço!
*
A caminho de casa, sintonizamos a Antena 3, o programa é Planeta 3, sobre as músicas do mundo! Concluimos que, a música, é a melhor e a mais global de todas as criações da humanidade! Entrámos na nossa rua ao som de música cubana... Assim custa menos regressar da festa!
mdc

1 comentários:

sete luas disse...

Oi! Pois é, mais um ano que passou...fiquei tão triste por não ter ido. Mas irei para o ano sem falta, nem que leve a criançada toda atrás de mim! Já vi alguns filmes no youtube, mto bom mesmo! se puderes envia-me algumas fotos.
Beijos para todos!
Adoro-vos malta!!!