segunda-feira, 13 de julho de 2009

Harrison's Flowers

Ontem, pude ver um filme excelente o qual vos aconselho por várias razões. A primeira é pelo facto de ser realizado por um(a) francês(a) de nome Elie Chouraqui. A produção é europeia, o que torna a cena ainda mais interessante. Os actores têm uma actuação excelente, mas a que conheço é Andie MacDowell.
A história é durante a guerra da Bósnia, na antiga Jugoslávia, no principio dos anos 90. Retrata a história de um repórter de guerra, Harrison Lloyd (galardoado com o prémio Pulitzer em fotojornalismo) que é dado como desaparecido durante os combates. A sua companheira não acredita na sua morte e vai procurá-lo. O filme é baseado em factos verídicos e é dedicado aos 38 repórteres que morreram naquela guerra. Não me vou alongar mais, deixo-vos apenas como sugestão. Sei que o tema da guerra não é o mais motivador, mas vale a pena pela História. Para quem é muito sensível e facilmente impressionável (assim como eu), sugiro que não veja o filme sózinho(a). Eu apesar de tudo, não consegui parar de ver, pois fala de um assunto que me interessa bastante, que são os Balcãs e o trabalho corajosamente admirável dos repórteres de guerra.
De facto, são eles que trazem as imagens mais impressionantes ao Mundo, são eles que as registam, são eles que através da imagem comprovam os factos mais sangrentos da nossa História. Admirável!
Registar para que o Mundo não se esqueça! Registar para que os seres humanos se envergonhem do que fazem aos seus!

Já agora, e em nota de rodapé, nós temos um jornalista português brilhante em política internacional e especializado na história dos Balcãs, que é o Carlos Santos Pereira. Como repórter, acompanhou as mudanças, ao longo dos anos 80, das revoluções do final da antiga U.R.S.S. e no Leste Europeu, e seguiu de perto as convulsões balcânicas desde os primeiros sinais de crise na Federação Jugoslávia, logo a seguir à morte de Tito, em Maio de 1980. É o autor dos livros da "Jugoslávia à Jugoslávia" , "Os novos Muros da Europa" e "Guerras da Informação"...São livros bastante bem documentados e elucidativos. (pena é serem caríssimos!!)




0 comentários: