terça-feira, 7 de julho de 2009

Children See! Children Do!

Por vezes, nós os adultos e os que já são pais, temos tendência a pensar que os mais novos não se apercebem, ou não vêm, ou não ouvem, tudo aquilo que fazemos ou dizemos. Não é bem verdade. Eu sei, que falo por mim e porque trago comigo três pessoas pequeninas e os observo, revejo muitas vezes reacções, atitudes, as quais me parecem bastante familiares. No meu caso e quase sempre, são boas! (modéstia à parte)

No entanto, não posso nem consigo abstrair-me do que nos rodeia, e as cenas que a seguir se seguem, são cada vez mais... normais..banais..e assustadoramente reais.

Não gosto de ser negativa quanto ao futuro, apesar de por vezes manter as minhas reservas. A crise mundial que avassala o mundo, é quanto a mim, (além de todos os nomes que lhe chamam), basicamente Moral. E essa falta de valores morais, essenciais na nossa condição de seres humanos, começa a maior parte das vezes, no seio familiar. É redutor o que escrevo, pois existem outras condicionantes. As condições sociais, o acesso à educação, ao trabalho e à qualidade de vida, à paz... É tão urgente um Mundo melhor, não é?

Sou da opinião que a mudança e o "Sim! É possível uma vida melhor!" está nas nossas mãos. Nas nossas mãos enquanto pais e educadores, amigos e companheiros dos nossos filhos.
As infâncias nem sempre são de sonho, as nossas talvez não foram, ou poderiam ter sido melhores, mas cabe-nos a nós pais ou futuros pais, dar-mos a oportunidade aos nossos filhos (e uma segunda oportunidade a nós próprios) de viver uma infância e consequentemente uma vida melhor! Mais tolerante, mais fraterna, mais humana!
*

0 comentários: