terça-feira, 7 de julho de 2009

O que se passa nas Honduras

O que se passa nas Honduras? Um golpe de estado. O presidente eleito Manuel Zelaya foi sequestrado e expulso do seu país. No aeroporto o seu povo esperava-o do exílio, eram cerca de 300.000. O exército atirou sobre a população, matou e feriu algumas pessoas. Como sempre, os EUA estão envolvidos. O que dirá Obama sobre isto?

(...) A tenaz resistência dos golpistas é tema de múltiplas e contraditórias especulações. Até agora um denso véu de mistério envolve a teia de cumplicidades que precedeu a tomada do poder pelas Forças Armadas. É possível que nunca se esclareça quando e em que circunstancias o Presidente Obama foi informado do envolvimento de responsáveis da Administração norte-americana no golpe. Mas foi já confirmado que, nos dias anteriores à decisão do Tribunal de «afastar» Zelaya e substitui-lo por um parlamentar marioneta, se realizaram na Embaixada dos EUA reuniões secretas com a participação dos golpistas. Segundo as agências noticiosas, o embaixador teria desenvolvido esforços para evitar que levassem adiante a intentona. (...)

Todos os povos têm direito à sua pátria, à sua liberdade e integridade, à sua cultura. Têm o direito de viver em paz no seu próprio país e escolher livremente os seus destinos.

Ver mais aqui.

0 comentários: