quarta-feira, 18 de março de 2009

...diversões na Lezíria...



Mais um projecto turístico para o concelho de Vila Franca de Xira, mais uma intenção de construir em áreas ecologicamente sensíveis... Já foi em 2006 que a Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira aprovou, por unanimidade, a declaração de interesse público de um complexo turístico e parque temático no Cabo da Lezíria Grande 25Out'06, Jornal de Notícias)... A parte mais curiosa do texto que dá corpo à notícia é acerca dos 30 espaços de lazer a desenvolver - como um centro equestre, um clube de campo, um centro de observação de espécies e bares... Não seria observação de espécies nos bares que queriam dizer!?
*
Há 3 anos para cá ainda não passaram de intenções todas estas ideias, mas já começaram a sair novamente notícias relacionadas, primeiro vi no Vida Ribatejana (versão impressa) e hoje no Público... Das ideias todas de 2006, agora sobressai apenas uma, a ideia dum labirinto no milho!!! Fantástico, hã!?
*
Lendo a notícia acho incrível como a câmara não entende a necessidade do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) com o argumento de que as construções já lá estão!!! As construções que lá estão em degradação tinham como principal objectivo o trabalho agrícola... Não incluiam as pessoas, os tais visitantes turistas, nem os automóveis e os autocarros da excursão ao labirinto, nem outras infra-estruturas e emissões de ruído, esgotos e outras coisas que tais!?

MDC :: fotografia: Joaquim Lopes (original AQUI)

0 comentários: