quinta-feira, 5 de março de 2009

...ideias árabes para o Mouchão da Póvoa...

Lê-se nas notícias:
“Árabes querem investir na maior ilha do estuário do Tejo”
Empresários de origem árabe estão interessados em investir no mouchão da Póvoa, a mais extensa ilha do estuário de Vila Franca de Xira e que fica a escassos quilómetros do Parque das Nações.
A Câmara de Vila Franca de Xira reuniu-se por duas vezes, nas últimas semanas, com os potenciais investidores árabes e diz que a última proposta apresentada já se aproxima daquilo que é possível fazer no mouchão da Póvoa, tendo em conta que se trata de uma área parcialmente integrada na Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET) e que, quer os seus planos de gestão (aprovado em 2008), quer a proposta de revisão do PDM (em fase de discussão), só admitem ocupações para fins turísticos com muito baixos índices e garantias de salvaguarda dos habitats naturais protegidos.

(06.Mar.09, Ambitur Online)



Não é incrível!? O que mais me impressiona é usarem a expressão "maior ilha do estuário do Tejo"... Até parece que é assim uma ilha grande, isolada no meio do estuário, com árvores imensas e linhas de água... Mas o Mouchão da Póvoa são cerca de 12 quilómetros quadrados (1,214 hectares) de descampado a uma distância de apenas 300 metros da costa...
*
Bem, se calhar é maior do que eu imagino!! Nestas coisas dos negócios tudo é relativo, afinal até temos investidores árabes a cobiçá-la! O que será que sonharão para lá!? Replicar o Mouchão em ilhas artificiais ao estilo da Palm Island!? Ai que giro... mouchõezinhos pequeninos... mas não me parece extravagância aceitável em terras lusas! Campo de Golf ecológico, turismo!? Quem é que vai fazer turismo ou jogar golf com a Quinta da Piedade de fundo!? Hum... Duvido! Já sei... só se descobriram lá petróleo!!!
*
Eu avanço já que sonhava com um local de observação da natureza, que já o é por excelência! Assim, podia ser um centro de interpretação, com pontos de observação da avifauna... E chegava muito bem!
MDC

0 comentários: