quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Passeio de bicicleta

Hoje de manhã fui de bicicleta até Vila Franca. O facto de pegar nela trouxe-me logo recordações que nunca mais me esqueço, desde o cheiro a óleo e borracha até sair de casa e sentir o equilíbrio que ainda não me abandonou. Um salto até ás bombas para encher os pneus e já está! Começo a pedalar a sério e o vento da manhã não incomoda.
Lembro o cigarro com o café a seguir ao pequeno-almoço mas não esmoreço. Um gajo aguenta. Passo na variante e são poucos os carros e muito menos pessoas. Os putos na escola fazem desporto e metros à frente a carcaça de um avião faz a paisagem ganhar velocidade. Acelero mais nas recordações!
Sair de Alverca de bicicleta é fazer desporto. Aqui não se pode praticar quase nada sem ser a pagar! O Jardim tem um declive que é uma mini prova de obstáculos graças ao pavimento em pequenas pedrinhas, mais parece brita, perfeito para quedas com escoriação. É um extra, oferta de outro autarca e ainda não corrigido pelo presente! E para os automóveis e camiões da nacional 10 recorro a um provérbio popular: “Um olho no burro e outro no cigano!”.
Entro em Alhandra e começo a ver o rio. Durante o caminho lembro da paz que é andar sem conversar. Só eu e o meu monólogo. Deixei a raiva que tinha pelo caminho e começo a fazer as pazes comigo próprio por não andar há tanto tempo quando começa a dor do selim. É Rijo, zero almofadado! A pista melhora mas as pessoas não! Dificuldade em perceber a sinalética ou casmurrice por não quererem ir parar à água do Tejo (limpinha!) por falta de um gradeamento. Se fosse um Domingo de manhã ainda resmungava, mas hoje desvio-me um pouco.
Chego ao fim da pista e volto para trás. Encontro as mesmas pessoas e não aceno. Olhar para o Tejo tranquiliza a mente. Paro junto ao cais, peço um café e acendo um cigarro.

3 comentários:

Unknown disse...

HA GANDA ESPADA!!!!! fiquei com inveja, não dos cigarros mas dessa sensação toda. É isso também vou encher os pneus à minha... :p

Unknown disse...

Ja agora quero deixar aqui uma triste noticia e indignação. Parece que é proibido agora a circulação de bicicletas a maiores de 12 anos no paredão em cascais... :( que raio..

podem ver aqui: http://cidadaniacsc.blogspot.com/2008/12/bicicletas-no-paredo.html

MDC disse...

Eeehhh... Publicaste!
Que seja o primeiro de muitos artigos!
Era tão bom que a bicicleta fosse um meio de transporte mais beneficiado nas cidades... Temos muito melhor clima do que países onde a sua utilização promove melhor ambiente e mais saúde!!!