sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

...mais um centro comercial...

Nããããoooo... "Mais um centro comercial em Alverca que (...) em conjunto com o Alverca Retail Park, a construir pela Sonae e já aprovado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (...) irão representar uma massa comercial equivalente à do outlet Freeport de Alcochete." (lê-se aqui » O Mirante, 19.Fev.09)... Mas que chatice! Qual é o interesse!?

Projecto do Fórum Alverca (Multi Development)

Já percebemos o que acontece com esses mostrengos comerciais... Duram enquanto são novidade e enquanto não aparece outro maior ou mais "interessante" (só em Alverca temos: 1 desaparecido, 2 moribundos e 1 a caminho disso, em Vila Franca, o maior também às moscas)!

Substituem o comércio tradicional que promove a vivência das ruas, o encontro entre as pessoas e os percursos pedonais... Promovem a deslocação de carro, parques de estacionamento gigantes, e encontrões impessoais em espaços fechados com ar condicionado, onde sofremos de calor com as nossas roupas de inverno (porque os lojistas tem fardas sempre muito fresquinhas)... Gasta-se energia e dinheiro, nada se produz... a não ser poluição!

Claro que dá jeito, por vezes recorrer a uma superfície comercial, com uma oferta variada e em horários "confortáveis" (pelo menos para quem compra)... A mim chega-me o Centro Comercial Vasco da Gama, onde ao menos se percebe o tempo solar, graças à imensa cobertura transparente, que tem o tamanho ideal para não me perder lá dentro, um terraço fantástico para beber uma cerveja ao fim do dia numa espreguiçadeira e ainda, é acessível de transportes públicos ficando no caminho casa/trabalho de muito boa gente! Não chega!?

Não gostava que em Alverca se promovesse esse tipo de vivência efémera, superficial e despachada! Ah e tal, mas as pessoas gostam... Está bem, mas eu não!

MDC

0 comentários: