quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dia Internacional do Voluntariado

5 de Dezembro

O voluntariado tem sido uma componente fundamental da minha vida...

A expectativa de estar a contribuir para melhorar a sociedade, o trabalho em grupo, as novas e profundas amizades, são um dos pilares da minha realização pessoal!

Porém, verifico que os tempos não estão fáceis para o voluntariado... Algumas pessoas nem percebem bem o que isso é, porque estão cada vez mais embrulhadas na sociedade de consumo, dividindo a vida entre o que vendem e o que compram...

O associativismo em regimes de voluntariado é (supostamente) marginal a estas dinâmicas de troca por dinheiro, mas convive com elas lado a lado... Às vezes enfraquece, às vezes corrompe-se, às vezes permanece simplesmente. A permanência perante a adversidade só é possível graças a pessoas persistentes, altruístas, teimosas, enérgicas... Pessoas que por vezes, abdicam do lazer de pantufas no sofá, de momentos de brincadeira com os filhos, da preguiça, mas também do precioso descanso!

Deixo um abraço a todos aqueles que já deram pelo menos uma hora da sua vida em trabalho voluntário por uma causa cultural, desportiva ou social...

Deixo o desafio a todos aqueles que se sentem sós, confusos, às vezes sem sentido... experimentem dar (não me refiro a donativos)... o que mais surpreende é o que se recebe em troca (e não me estou a referir a trocos)!

mais info: ONU

0 comentários: