domingo, 26 de abril de 2009

...o beato Nuno e a miraculada Guilhermina...

Passava eu ao largo desta história, percorrendo na diagonal notícias sobre o assunto quando de súbito, algo não bateu certo!
*
É que primeiro, percebi de soslaio que se provara um milagre de uma cura a um olho queimado de uma senhora, protagonizado por D. Nuno Álvares Pereira... E eu pensei "bolas, como é que se prova uma ocorrência destas, passada há quase 600 anos!?"... E prossegui... Depois, leio mais uma vez na diagonal "alguns portugueses, entre os quais a miraculada Guilhermina de Jesus e o presidente da Fundação da Batalha de Aljubarrota, subirão ao altar domingo para levar as relíquias do Beato Nuno durante as cerimónias"... E então pensei "mau... mas a senhora ainda é viva!? Então, sobrevive durante 600 anos e o milagre foi só no olho!?"... Fui ler melhor!
*
As maravilhas da internet permitem, além de ver melhor, ouvir melhor (coisa pela qual ainda ninguém se lembrou de canonizar os informáticos que a inventaram, o que me parece uma grande injustiça!)... E encontrei isto: Guilhermina de Jesus conta como danificou a vista... Ah... Mas então o milagre deu-se há pouco tempo, através duma contemporânea minha!!! E foram meus contemporâneos que assim o reconheceram, canonizando um homem (ou a ideia dele, presente na terra através das suas relíquias, que é como quem diz, dos seus ossos), mexeram nos cordelinhos lá na hierarquia do céu, fizeram umas promoções... O que no caso da religião cristã tem uma grande vantagem, pois não significa aumento de despesas com ordenados de topo de carreira, mas antes a possibilidade do nome na caixinha dos donativos ser mais conceituado!
*
Ainda assim, estou deveras pasmada!
MDC

0 comentários: