quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Charlotte de Ananás

Também gosto muito da lasanha de maçã da materello,
mas este é o meu doce favorito!!!
Ingredientes:

1 lata de ananás (das grandes)
200 grs de palitos La Reine (da Confeitaria da Ajuda... Não são fáceis de encontrar!)
2 pacotes de natas
4/5 pacotinhos de açúcar (35 grs de açúcar branco)
50 gramas de pinhões
Amêndoa torrada moída q.b.

Confecção:

Nota: Deve preparar-se na véspera da utilização

Abre-se a lata do ananás. Despeja-se a calda numa tigela onde se demolham os palitos La Reine.
Cortam-se as rodelas em pedacinhos. Faz-se chantilly batendo as natas com o açúcar.
No fundo de uma taça funda colocam-se 3 ou 4 palitos demolhados, inteiros e esfarelam-se os restantes, dentro da tigela.
Em seguida dispõem-se por camadas seguindo esta ordem: chantilly, miolo de palitos La Reine, pedacinhos de ananás, pinhões.
Termina-se com uma camada de chantilly.
Cobre-se a taça com tampa ou película e põe-se no frigorífico.
Pouco antes de servir espalha-se por cima o miolo de amêndoa.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Alice Vieira

Este foi o primeiro livro que recebi da Alice Vieira, "Águas de Verão"... Felizmente que tenho hábitos de leitura desde muito nova, permitindo-me apreciar este e outros livros da Alice, que eram sem dúvida dos meus preferidos... Curiosamente este ano, os seus livros fazem 30 anos (in público, 16Dez'09), tal como eu...
-
Um bom pretexto para oferecer (particularmente aos mais novos) no Natal que se avizinha, ou para refrescar as minhas leituras mais soturnas dos últimos tempos. Não se deixem levar por essa história do "não-gosto-de-ler", porque é um mito... A leitura aprende-se. Depois de saber juntar as letras e transformá-las em ideias, há que aprofundar a arte de saboreá-las... E para isso, quanto mais cedo na vida, melhor...
-
Até porque a leitura só traz benefícios - estimula a criatividade, melhora a concentração, afina as aptidões verbais e de raciocício, e ainda, é uma excelente companhia em qualquer situação de eventual solidão ou espera...
-
...FELIZ NATAL
e excelente ANO NOVO
com muitos e bons LIVROS...
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

...parabéns aos Simpsons...

...a série que faz hoje 20 anos e que eu continuo a gostar tanto!
Fica a foto do dia em que eu e o xuxu também pertencemos à família...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dia Internacional do Voluntariado

5 de Dezembro

O voluntariado tem sido uma componente fundamental da minha vida...

A expectativa de estar a contribuir para melhorar a sociedade, o trabalho em grupo, as novas e profundas amizades, são um dos pilares da minha realização pessoal!

Porém, verifico que os tempos não estão fáceis para o voluntariado... Algumas pessoas nem percebem bem o que isso é, porque estão cada vez mais embrulhadas na sociedade de consumo, dividindo a vida entre o que vendem e o que compram...

O associativismo em regimes de voluntariado é (supostamente) marginal a estas dinâmicas de troca por dinheiro, mas convive com elas lado a lado... Às vezes enfraquece, às vezes corrompe-se, às vezes permanece simplesmente. A permanência perante a adversidade só é possível graças a pessoas persistentes, altruístas, teimosas, enérgicas... Pessoas que por vezes, abdicam do lazer de pantufas no sofá, de momentos de brincadeira com os filhos, da preguiça, mas também do precioso descanso!

Deixo um abraço a todos aqueles que já deram pelo menos uma hora da sua vida em trabalho voluntário por uma causa cultural, desportiva ou social...

Deixo o desafio a todos aqueles que se sentem sós, confusos, às vezes sem sentido... experimentem dar (não me refiro a donativos)... o que mais surpreende é o que se recebe em troca (e não me estou a referir a trocos)!

mais info: ONU
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

...documentários sobre o planeta...

Por ocasião da Conferência de Copenhaga a RTP2 apresenta 5 documentários sobre o planeta Terra... Porque acho que vale a pena pensar e saber mais sobre as questões climáticas, deixo o calendário:

Quinta e Sexta 03 e 04 de Dezembro - 21:06
«NATIONAL GEOGRAPHIC: THE HUMAN FOOTPRINT USA»
Alguma vez parou para pensar nas suas acções ao longo da vida?
Basta pensar em todas as coisas que produzimos e consumimos.
Imagine ver todos o alimentos que come empilhados em na sua frente, todas as latas de refrigerante que bebe, toda a água que utiliza, todas as roupas que compra, a quantidade de combustível que o seu carro consome, todos os resíduos que geram, todas as coisas que são utilizadas em cada dia…
Este documentário mostra-nos como as nossas acções podem levar a consequências devastadoras e a graves repercussões ambientais. Leva-nos a uma empolgante viagem para quantificar a média de vida americano. Os resultados são impressionantes, por vezes chocantes e outras cómicas, mas sempre revelando uma perspectiva diferente sobre um estilo de vida...

Sábado 05 de Dezembro - 19:30
"HOME"
No documentário “Home”, Yann Arthus-Bertrand leva-nos numa viagem original à volta da Terra, para que possamos contemplá-la e entendê-la.
“Home” vai ajudar-nos a perceber a nossa relação com o nosso planeta. Serão revelados, em simultâneo, as preciosidades que ela nos oferece e as marcas que deixamos para trás, com um único objectivo: encorajar-nos a proteger o nosso Mundo!

Domingo 06 de Dezembro - 20:30
"A 11.ª HORA"
Produzido e narrado por Leonardo Di Caprio, conta com a participação e o testemunho de dezenas de conceituados cientistas nesta luta pelo restabelecimento do equilibrio da relação entre a humanidade e os ecossistemas. O documentário mostra os desastres naturais causados pela humanidade e mostra o que pode ser feito para reverter os problemas, entrevistando mais de 50 pessoas, como o cientista Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev.

Segunda 07 de Dezembro - 21:15
«NATIONAL GEOGRAPHIC: EARTH REPORT 2008»

Terça 08 de Dezembro - 21:15
«CARBONE, ENNEMI PUBLIC NUM 1»
Uma oportunidade única de ver a situação do ponto de vista muito prudente na comunidade científica Este documentário descreve a situação e lista as opções disponíveis para os políticos e os decisores políticos para salvar o planeta ...
O fenómeno do aquecimento global está a tomar proporções alarmantes, como a comunidade científica está mobilizada Será que o nosso planeta pode escapar do pior?
Este documentário segue o ciclo do carbono com impressionantes sequências de animação para ilustrar o papel que este desempenha um elemento fundamental no ciclo de vida.

+ em RTP2

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O deserto inominável

O deserto é um silêncio depois do mar,
É o êxtase da luz sobre o coração da areia.
Vai-se e volta-se e nada se esquece.
Tudo se oculta para depois se dar a ver
No ponto em que os ventos se cruzam
E as almas gritam no fundo dos poços.
Os cestos sobem e descem prometendo água,
Uma frescura que derrete a febre.
Não são as tâmaras que adoçam a boca,
É a beleza das mulheres dissimulando
O desejo como um pecado sob a escuridão dos véus.
As serpentes assobiam ou cantam
Conforme o veneno que lhes molda o sangue.
Enroscam-se sobre as pedras
como fragmentos de lua à espera da manhã.
E a sombra alonga-se nas dunas
Ondulando rente às palmeiras
Como a última cobra do medo das crianças.
Não há ruído maior que este silêncio
Que se serve com tâmaras e com chá
Na mesa rasteira, sobre a terra molhada.
É no que não se nomeia que está o infinito.

José Jorge Letria
in Os mares Interiores