segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

...o nosso diário...

Sabiam que temos um diário conjunto!? E lá aparecem escritas, não as nossas aventuras passadas, mas as regras para as nossas aventuras futuras aqui na nossa República! Sim... É o Diário da República! Eeeehhh... Pronto, moderem lá a euforia!
*
Há uns dias assinei a "newsletter", muito bem intitulada de "sumários" e passei a ter acesso fácil e diário na minha caixa de e-correio, ao resumo dos assuntos discutidos e aprovados na Assembleia da República. (Bem, nunca imaginei que as áreas de caça fossem tão amplamente regulamentadas pela Assembleida da República! Não há dia em que não apareçam aumentos do período de concessão, anexações e outras coisas que tais acerca destas!)
*
Mas o melhor, é saber coisas importantes, como:
Fixa os tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) para o acesso a cuidados de saúde para os vários tipos de prestações sem carácter de urgência e publica a Carta dos Direitos de Acesso aos Cuidados de Saúde pelos Utentes do Serviço Nacional de Saúde (DR 249 SÉRIE I de 2008-12-26)
*
Aprova o Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (SCIE) (DR 250 SÉRIE I de 2008-12-29)
*
Resolve pedir a inconstitucionalidade da Lei n.º 62-A/2008, de 11 de Novembro, que nacionaliza todas as acções representativas do capital social do Banco Português de Negócios, S. A., e aprova o regime jurídico de apropriação pública por via de nacionalização (DR 250 SÉRIE I de 2008-12-29)
*
Tudo isto e muito mais em
DIÁRIO DA REPÚBLICA ELECTRÓNICO
...
MDC
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

...natal...

Se é certo que a cultura ocidental tem como grande pilar a tradição cristã, já não é (pelo menos para mim) tão certo quais os contornos desse pilar!
*
Por exemplo, uma das dúvidas que me assola é se Jesus teve irmãos! Ai, que se me deu agora mesmo uma clarividência! Ups... Irmãos da parte do pai não teve, pois se foi filho de Deus e virgem Maria, constaria certamente na história bíblica se se tivesse dado idêntico milagre... Em sentido lato, somos todos filhos de Deus... (já agora, eu aqui tenho outra dúvida... É que não sendo eu baptizada, será que também tenho direito ao grau de parentesco!? Em criança construi a minha ideia de Deus: um velho de barbas sorrindo, sentado numa nuvem, infinitamente bom... Jamais ele se deixaria de importar comigo só por não estar "inscrita"!)
*
Em todos os presépios se nos apresenta o pai "adoptivo" (penso que poderá chamar-se assim àquele que terá ajudado a criar Jesus na terra)... E a minha questão é, se Jesus teve irmãos (mais novos, claro) por parte da mãe com José!?
*
Aqui há tempos comecei a ler a Bíblia... Até estava a correr bem, mas às páginas tantas começa a longa descendência de Abel e Caim, que mais não era do que uma sucessão de nomes... (muito menos interessante do que a teoria de Darwin, deve dizer-se) e fiquei por aí... Também já procurei num livro de história universal, mas a biografia de Jesus estava omissa!
*
Li O Evangelho Segundo Jesus Cristo de José Saramago (provavelmente a sua obra mais polémica), e achei a história extraordinária, apresentando-se-nos Jesus como um homem, que realmente há-de ter sido... Segundo esse romance, Jesus tinha irmãos... Mas a ideia, já vinha se São Mateus, autor de um dos evangelhos (Saramago faz realmente pesquisa histórica... até há pouco tempo fiquei banzada, quando descobri que foi realmente construída uma passarola, por um homem chamado Bartolomeu de Gusmão, padre e cientista português na altura da construção do Convento de Mafra)!
*
A conversa vai longa, mas queria só lembrar, que a comemoração do Natal (incluindo a data e a paternidade de Jesus), da Páscoa e de outras regras do Cristianismo, terão sido decretadas no Primeiro Concílio de Niceia, ocorrido no ano 325 d.C. por iniciativa do imperador romano Constantino, baptizado posteriormente já no leito da sua morte... O grande objectivo era unificar as crenças e por consequência o império! (e isto já eu encontrei na enciclopédia de história universal)... Tudo coisas de homens, portanto...


MDC
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

...informação em movimento...

Oh pá, que giro!!! Há cada ideia por aí...
*
Então não é que alguém se lembrou de dar uma ajuda para a contagem decrescente!!! Certamente, a pensar na passagem de ano que se avizinha... 10... 9... 8... 7... e por aí fora até zeeeerrroooo... FELIZ ANO NOOOOVO!
*
Só acho estranho o sítio que escolheram para esta mini formação prática... Eu encontrei numa passadeira... Ou seja, estando eu a aguardar pelo sinal verde para os peões, assim que caiu, foi acompanhado pela contagem decrescente num painel imediatamente a baixo!!!
*
Eu nem queria acreditar!!! Então fui olhando e contanto (ou descontando) a sonhar com a próxima passagem de ano!
*
O que eu acho mal é o sítio onde escolheram colocar este incentivo ao exercício mental... numa passadeira!!!?? Não será motivo de distracção para os peões que, nesse momento deviam estar de olhos nos condutores apressados!?
*
A não ser... a não ser que tenham colocado a contagem para... nãããooo... nããoo pode ser!
MDC
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

...os deputados são seres humanos...

Às vezes é difícil acreditar no que se ouve... Ou pelo menos, na impassividade com que se diz...
*
O ex-presidente da Assembleia da República, Almeida Santos, vem em público defender que, se deve acabar com os plenários na Assembleia da República à 6.ª feira, porque:
*
E agora, tenho que ir... É 6ª feira! E eu sou um ser humano!!!
*
(FONTE: 12 de Dezembro, TSF) ... MDC
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A Viagem do Elefante, de José Saramago

O meu elefante já chegou...

Foi um grande prazer literário, mais um... E, ao mesmo tempo, um exercício de raciocínio verbal, ginástica mental, como mais nenhum dos autores que li até hoje, me leva a accionar... Pelo menos desta forma perceptível... Ao ponto de, se fico muito tempo sem ler uma obra de Saramago, sentir para aqui um bocadinho do cérebro meio perro!!! E depois, quando no fim desse tempo, pego num livro de Saramago para ler, sinto-me passar claramente, por um processo de agilização mental ao longo das primeiras páginas, daquilo a que se chama "aquecimento", quando aplicado ao exercício físico...

E (talvez porque sou um bocado influenciável), até me sinto mais eloquente quando tenho um Saramago na cabeceira ou na mochila...

Espero que, neste Natal, mais viagens cheguem embrulhadas às vidas de cérebros disponíveis para abanar docemente, ao sabor dos passos do Salomão...

(ah, é verdade... e já sabem que o José Saramago também é bloguer!? Sim, sim... e assíduo! Espreitem O Caderno de Saramago)

MDC

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

...a teoria longe da prática....

*
Ou seja, houve seis deputados do PS que votaram favoravelmente o projecto do CDS-PP... Se a restante oposição estivesse completa (em número de deputados na sessão parlamentar), a suspensão passava!!! Sim, sim... Não é irónico!!!??
*
Eu acho isto o fim da picada!
*
É caso para dizer, falam, falam, falam, mas não os vejo a fazer nada!
*
Com que legitimidade é que, (pelo menos os deputados ausentes) vão continuar a apoiar os professores que estão contra a avaliação!?
*
Terá sido de propósito!? Para não dar os louros aos populares e tal!?
*
Ah... Vai na volta estavam a dar aulas... nas universidades, claro!
MDC
terça-feira, 2 de dezembro de 2008

...a herança das vacas...

Um homem com 3 filhos, tem na sua quinta 17 vacas...
*
Na velhice, declara que quando morrer as vacas deverão ser proporcionalmente distribuídas, consoante a dedicação de cada filho aos trabalhos da quinta...
*
Assim, os rapazes deverão dividir as vacas, de forma a que o filho mais dedicado, fique com 1/2 de x, para outro 1/3 de x e para o terceiro 1/9 de x...
*
Quantas vacas inteiras caberão a cada herdeiro!?
MDC